CALIBRE DA SEMANA: .45 GAP

Bem vindos, welcome, bienvenue, bienvindos, youkoso, a mais um Calibre da Semana, falaremos desta vez sobre o calibre .45 GAP, calibre este pedido em nossa página do facebook por um de nossos leitores.

O .45 GAP é interessante, pois sua ideia é absurdamente simples, realmente não entendo como ninguém havia tentado fazer isso antes, o calibre .45 GAP surgiu em 2003, inventado pela fabricante austríaca de pistolas, Glock, e leva em seu nome o nome desta empresa, GAP significa nada mais que Glock Automatic Pistol. Este calibre surgiu na época em que estavam todos loucos por carregadores de grande capacidade para pistolas de calibres “grandes”,  Glock entregou aos atiradores exatamente o que queriam.

.45 gap
Pistolas Glock em .45 GAP

Gaston Glock e seus projetistas simplesmente pegaram uma munição de .45 ACP e a encurtaram ao mesmo tamanho de uma munição de 9mm/.40 S&W e usaram um projétil de .45 ACP sob a mesma carga de pólvora. Para esta munição se usava o mesmo carregador de 9mm assim como as mesmas armas deste calibre, obviamente cabiam menos munições neste carregador. Mecanicamente a arma neste calibre precisava ser mais forte, um ferrolho mais pesado e algumas outras modificações internas. Mas tudo isso era possível e Glock as fez. As pistolas neste calibre são oferecidas em três tamanhos, compacta (Glock G39, 6+1; 8+1 ou 10+1), tamanho médio (Glock G38, 8+1 ou 10+1) e fullsize (Glock G37, 10+1), oferecer pistolas neste calibre destes tamanhos foi o mesmo que dizer “Aqui está a primeira pistola com tamanho de 9mm porém em .45.”

springpara
Acima: Pistola Springfield XD Tactical em .45 GAP Abaixo: Pistola Para-Ordnance GAP Carry em .45 GAP

Dizem que se mede a popularidade de um calibre de acordo com quantos fabricantes o fazem e quantos fabricantes de armas fabricam modelos para aquele calibre. A maioria dos produtores de munição fabricam o calibre .45 GAP, mas nenhum outro fabricante de armas fabricam pistolas em .45 GAP se não a própria Glock. A Springfield Armory fabricou a Springfield Armory XD Tactical em .45 GAP, e apenas alguns modelos experimentais da Para-Ordnance foram feitos.

.45gap vs .45 ACP
Diferença de dimensões entre o .45 ACP e o .45 GAP.

Em resumo, a ideia do calibre ainda não pegou da forma que pretendiam. Mas Glock vende respeitáveis quantias destas armas. Dizer que a Glock “Apenas encurtou a cápsula do .45 ACP” não dimensiona exatamente o que eles realmente fizeram. Os projetistas tiveram que encontrar uma forma de que todas as dimensões dessa munição funcionassem perfeitamente nas armas, eles obviamente reduziram a capacidade de propelente na cápsula. Isso significa que o .45 GAP irá reproduzir os efeitos balísticos de uma .45 ACP – usando um projétil de 230gr viajando a 260 m/s – e isso fez com que houvesse um significante aumento de pressão nas armas, e muita pressão na câmara pode gerar danos à pistolas que não foram preparadas para isso.

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos!

Criador do blog Firearms Brasil. Atirador Informal, Técnico em Informática, mineiro e apaixonado pelo mundo das Armas de Fogo.

One thought on “CALIBRE DA SEMANA: .45 GAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *