Antes de tudo, peço desculpas aos leitores pela demora em postar este artigo, essa semana que passou foi muita corrida e acabei não tendo tempo de escrever e postar o arquivo nas datas prometidas, mas, hoje venho escrever sobre um dos (se não o mais) calibres mais usados no mundo, o calibre .22LR, escrever sobre este calibre foi uma sugestão feita pelo leitor Matheus Soares.
Como a maioria dos calibres, o .22LR é antigo. Seu conceito de Fogo Circular era usado em calibres maiores, como o, talvez o mais conhecido
deles, .44 Henry,que era utilizado nos rifles Henry e Winchester 1866. O calibre se originou da Flobert BB Cap de 1845, e era feito ainda com pólvora negra. Ele foi redesenhado então em 1887, quando a J. Stevens Arms & Tools combinou a cápsula de .22 Smith & Wesson com o projétil de 40 Grains da .22 Extra Long.
O calibre, por fim, se tornou o calibre mais popular, para esportes e tiro ao ao alvo, no mundo. Com a criação da pólvora sem fumaça, uma versão mais veloz da .22LR foi introduzida e semeou seu lugar na história do tiro. Nenhum calibre é mais usado no mundo, contando com bilhões de munições disparadas a cada ano.
Seu design clássico não mudou muito desde 1887. Uma característica única desta munição é que a parte do projétil que fica dentro da cápsula, possui diâmetro menor que o do resto do projétil, isso se da porque a parte que fica para fora da cápsula possui o mesmo diâmetro de seu cartucho, ou seja, para que o projétil consiga entrar na cápsula a parcela de baixo necessita possuir esta diferença em seu diâmetro.
O .22LR é usado em todo o mundo, em todos os tipos de armas, desde rifles e revolveres a pistolas, carabinas, submetralhadoras e até mesmo “fuzis”. É usado este mesmo calibre, também, nos esportes de tiro, com armas de fogo, olímpico, como nos Biatlons ou Tiro Esportivo.
Suas munições possuem diferentes performances. Com projéteis pesando entre 20 e 60 Grains, atingem velocidades que variam entre 175 a 533 m/s. Por conta de seu baixo custo, recuo mínimo e barulho relativamente baixo, o .22LR se tornou, Em terras estrangeiras, um calibre muito usado para tiro recreativo, treino inicial com armas de fogo (normalmente para crianças), caça de pequenos animais e controle de pestes.
O calibre .22LR possui diferentes munições: Subsônica, Velocidade-Padrão, Alta-Velocidade e Hyper (ou) Ultra velocidade, atingindo velocidades de 340 m/s,343 m/s, d 370 a 400 m/s e 430 m/s, respectivamente.
7 Comentarios
Contrariando tudo o que os especialistas dizem , em meus 35 anos de caçadas sempre usei o 22 lr em toda clase de fauna brasileira e nunca me decepicionei, desde os mais leves até os mais pesados e sempre com um tiro , recentemente o tenho usado nos javalis e posso afirmar que abati um macho com 150 kilos com um unico tiro , não creio que tivesse ficado mais morto com um tiro de 7.62 x 51. Como diria o velho mestre Barros Junior : O importante é a colocação do tiro , pois um porco mal atirado com uma 30.30 winchester vai morrer longe servindo de comida para os urubus
Espero ter contribuido com minha humilde opinião . .
Verdade, também uso o .22 a muito tempo,não me arrependo.
Já usei cal.16 e 28 e não troco meu 22 por nada não.
Concordo plenamente com o q o amigo diz … eu derrubo um marruco com minha 22lr há cerca d 45 -60 mtrs prq ñ mataria um javali ha 15 -30 mtrs … i otra 22lr é pra quem sáb atira ;atira d 12 ,20 … é fácil …
Qual modelo de sua carabina??
Isso tambem conta e muito né!
Sou apaixonado pelo cal. 22 por ter restrição a arma de fogo eu comprei uma gunpower sss 400 que atira um projétil de 33 grains a 400 m p s e tem vídeos na internet do Mario kinichalla junto com amigos de 16 javalis mortos numa noite com duas armas destas em lavouras de sorgo a noite se vc digitar no YouTube caçada de javali com gunpower vc vai ver a caçada toda …pra mim o cal. 22 é o meu preferido por muitos motivos!!
Concordo plenamente com o companheiro
Com certeza a 22 e muito boa e tem vários modelos de projétil…