O que acham das pistolas modelo 1911, bonitas não? Das armas curtas, este é o meu modelo favorito. Mas agora, o que acham então de uma 1911 feita de um meteoro? Pois é exatamente isso que a Cabot Guns irá fazer! Em Dezembro do ano passado, a empresa anunciou estar trabalhando na produção de um par de pistolas 1911 feitas do material do famoso meteoro Gibeon.
A Cabot Guns é conhecida por produzir pistolas 1911 de qualidade premium, de alto acabamento e foi responsável pela produção de um par de 1911 com as talas da empunhadura feitas com material do meteorito. Entretanto, desta vez a empresa diz que produzirá uma arma feita inteiramente deste material, sendo, possivelmente, a primeira a produzir uma arma de fogo desta forma.
“No início de 2015, a Cabot Guns adquiriu uma porção de 35kg do famoso meteoro Gibeon” Disse a empresa em um comunicado à imprensa. “O meteoro, datado de 4,5 bilhões de anos, foi primeiramente descoberto na parte sub-saharica da África, agora conhecida como Namíbia, em 1838. Acredita-se que ele atingiu a terra durante a pré-história. Não é apenas fantástico a idade e a composição metalúrgica do meteoro, como também é considerado o “Cadillac” dos meteoros, em grande parte, por conta de seu padrão estético chamado de Windmantatten, mas também por conta dos grãos, uma vez ácidos, de meteoritos agarrados a ele. Pequenas porções do valioso meteoro já foram usadas por joalherias como a Rolex, mas a escala e a complexidade de uma pistola, é algo ambicioso.”
Ambicioso é um bom termo a ser usado para esse projeto. O metal encontrado no meteoro é quase ideal para se fabricar uma arma de fogo funcional, portanto, a empresa deverá primeiramente, desenvolver um projeto que possa integrar os materiais do meteorito a materiais tradicionais. A Cabot ainda não detalhou o processo para transformar uma pedra espacial em uma 1911. Mas a empresa disse que utilizará técnicas avançadas de produção para trabalhar com as limitações técnicas do meteoro.
“Para apenas cortar o meteorito, um escaneamento tridimensional a laser foi feito. Para planejar os cortes necessários para fazer cada componente da arma, um processo análogo ao que é usado para se cortar um diamante raro.” Disse a empresa no comunicado que fez à imprensa.
A Cabot Guns aparecerá na Shot Show deste ano (2016) em Las Vegas, onde deverá ser mostrado diversos componentes da arma já cortados do meteorito, e dará mais informações de como o par de pistolas, atualmente chamado de “O Big Bang”, funcionarão.
“Nós queremos inovar de novo.” Disse o presidente da Cabot Guns, Rob Bianchin, “As pistolas serão um trabalho definitivo de arte moderna e funcional, e também no quesito armas de luxo. É romântico e fascinante imaginar que esse meteoro viajou o espaço por 4 bilhões de anos antes de aterrissar na terra, e agora está sendo transformado em uma pistola Cabot.”
O par de pistolas provavelmente irá a leilão quando estiver terminado, mas a Cabot Guns diz que pode dar apenas uma vaga ideia de valor. A estimativa é que o par seja vendido por mais de 1 milhão de dólares.
Transformar um meteorito em uma arma de fogo pode ser algo novo, mas existem outros casos em que outros tipos de armas foram feitas deste material. O meteoro Gibeon é composto de uma liga de ferro e níquel, com uma quantidade significativa de cobalto e fósforo. Historicamente, partes de meteoritos foram encontrados pelo povo de Nama, e foram usados para a fabricação de ferramentas simples e armas. Recentemente, o lendário fabricante de espadas japonesas, Yoshindo Yoshiwara, fez uma Katana de um pedaço do mesmo meteorito. A espada atualmente se encontra no Instituto de Tecnologia de Chiba e foi chamada de “A Espada do Paraíso (The Heaven Sword)”.
As pistolas Cabot tem seguidores da elite que incluem realezas, Chefes de Estado, celebridades, estrelas do Rock e entusiastas do famoso projeto 1911. Como instrumento para prática de Tiro Esportivo, as pistolas Cabot foram empregas por Brian “Gunny” Zin para ganhar duas vezes consecutivas o Campeonato Nacional de Pistola da NRA e o Cabot, Campeonato Nacional de Fogo Central da NRA na disciplina “Bullseye”.
A Cabot Guns foi descrita pela primeira vez como o “Rolls Royce” das 1911, pelo autor do livro “Blue Book of Gun Values”, S.P Fjestad. O Autor também disse que o par de pistolas “Mirror Image Pistols Set” da Cabot Guns, chamadas de “The Presidentials” (2014) eram as mais belas pistolas, não engravadas, já feitas nos EUA.
O time da Cabot Guns é conhecido por seu trabalho em equipe e obsessão pela perfeição ao nível mais extremo. “Nós tivemos um aumento astronômico nas armas de alto luxo, portanto é apropriado que façamos armas de um meteoro.” Disse Bianchin
Fonte: Outdoor Hub (em inglês)
Esse texto foi traduzido e adaptado pelo autor deste artigo.
Honestamente, vale muito à pena perder um tempo no site desta empresa e BABAR com os modelos de 1911 produzidos por ela. Para os aficionados pelo modelo centenário, como eu, é de cair o queixo cada foto!