MOSSBERG LANÇA NOVA PISTOLA APÓS 100 ANOS

A Mossberg, famosa fabricante de espingardas, rifles e fuzis, em homenagem aos seus 100 anos, lançou logo no início de 2019 a pistola Mossberg MC1sc, uma pistola subcompacta em calibre 9mm Luger com capacidade para 6 ou 7 munições em seu carregador + 1 na câmara.

PRIMEIRA PISTOLA PRODUZIDA

Pistola Unique, desenvolvida por Oscar Mossberg em 1905.

Engana-se quem acha que essa é a primeira pistola desenvolvida pela marca. Na verdade já em 1905, Oscar Mossberg fundador da marca que leva seu nome, já havia patenteado a pistola Unique. projeto que, mais tarde viria a ser a primeira pistola fabricada pela marca. Entre 1905 e 1915 a Shattuck Company produziu esta pequena pistola de quatro canos em calibres .22 Short, 32 Short e também .30 Short, todos estes, calibres de fogo circular. Foram produzidas pouco mais de 1000 unidades desta arma, fazendo dela um exemplar realmente muito raro.

Entre 1905 e 1915 a Shattuck Company produziu esta pequena pistola de quatro canos em calibres .22 Short, 32 Short e também .30 Short, todos estes, calibres de fogo circular. Foram produzidas pouco mais de 1000 unidades desta arma, fazendo dela um exemplar realmente muito raro.

mossberg
Ao centro Oscar Mossberg, do seu lado esquerdo seu filho Harold e do seu lado direito seu outro filho Iver. Fundadores da Mossberg & Sons, em 1919.

Em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, Oscar Mossberg e seus filhos Iver e Harold fundaram sua própria empresa, e seu primeiro produto a ser produzido foi, como poucos sabem, uma pistola, baseada no antigo projeto Unique. A Mossberg fez a então pistola Brownie, nome dado em referência ao personagem de mesmo nome do desenho intitulado “The Brownies”, famoso na época.

Brownie

The Brownie, pistola desenvolvida em 1919 por Oscar Mossberg.

A pistola Brownie foi patenteada em 1919 pela Mossberg e lançada em 1920. Ela possuía quatro canos e foi fabricada em calibre .22 LR e o comprimento de seus canos era de 2,5″ e seu comprimento total era de 4,5″. A arma era em ação dupla (DAO) e a cada vez que o gatilho era acionado era efetuado disparo com um cano diferente. A pistola Brownie foi produzida até 1932 e foram fabricadas mais de 30 mil unidades. A pistola Unique e Brownie, foram apenas duas das diversas pistolas projetadas por Oscar Mossberg. Foi justamente a pistola Brownie que proporcionou a Mossberg fabricar e vender suas tão renomadas espingardas, rifles e fuzis.

MC1sc

Mossberg MC1sc

Após 114 anos do primeiro projeto de pistola desenvolvido por Mossberg, 100 anos da primeira pistola produzida em massa pela empresa e 87 anos após a última pistola ser fabricada, a Mossberg & Sons em homenagem aos 100 anos da empresa, lança sua nova pistola, a Mossberg MC1sc, marcando então a volta da Mossberg ao mercado de pistolas subcompactas.

MODELOS DISPONÍVEIS

A pistola Mossberg MC1sc, é uma pistola subcompacta em calibre 9mm Luger, de percursor lançado, com cano de 3,4″ capacidade de 6+1 e 7+1, com frame em polímero, ferrolho, cano e demais componentes fabricados em aço. A pistola oferece cinco diferentes modelos:

MC1sc: Modelo mais simples com miras em três pontos brancos.
MC1sc Centennial: Com acabamento nitretado e também em cerakote nas pequenas partes.
MC1sc Cross-bolt Safety: Este modelo possui uma trava logo ao lado do guarda mato.
MC1sc TRUGLO® Tritium PRO™ Sights: Possui miras tritium da Truglo.
MC1sc VIRIDIAN® Laser Equipped: Possui apontador laser Viridian logo à frente do guarda-mato.

MOSSBERG

Alguns críticos e fanáticos por marcas específicas dizem que a MC1sc não será uma boa pistola por ser produzida por uma marca sem tradição na fabricação deste tipo de armamento. Como já vimos, é importante lembrar que em 1905, ano no qual Oscar Mossberg projetava e patenteava sua primeira pistola, famosos projetistas atuais nem sonhavam em nascer.

A Mossberg, uma empresa com 100 anos de tradição, projetando diferentes tipos de armamento, certamente tem mais tradição em fabricar armas de fogo do que fábricas recentes que possuem poucas plataformas em seu portfólio. Para um produto ser bom, os outros não precisam ser ruins, e certamente a Mossberg MC1sc vai marcar a história da empresa com seu retorno ao mercado de pistolas.

Infelizmente, no Brasil, somente atiradores desportivos poderão adquirir esta arma, mesmo assim, somente por importação direta, pois, mesmo que o mercado fosse aberto e diferentes marcas pudessem ser importadas para serem vendidas em lojas, essa pistola é considerada de calibre restrito pelo Exército Brasileiro, e não poderia ser vendida no comércio especializado.

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos!

Criador do blog Firearms Brasil. CAC vinculado à 4RM, mineiro e apaixonado pelo mundo das Armas de Fogo.

5 COMENTÁRIOS NO ARTIGO: “MOSSBERG LANÇA NOVA PISTOLA APÓS 100 ANOS

  1. Infelizmente para nós cacs mudou nada e sim com as nova legislação que o Sérgio mouro está pondo em pauta aí sim seremos mais oprimidos pelas leis infelizmente ….

    1. Não é bem assim, o decreto foi feito pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, que NADA tem haver com os CACs, devemos lembrar que os atiradores não são, nem nunca serão o centro das atenções no país, nem tudo gira em torno dos CACs,o decreto foi feito para abranger a maioria da sociedade que urgia por acesso às armas pela policia federal, para defesa residencial, e não conseguiam. O decreto que fará referencia aos CACs é de competencia do Ministério da Defesa, e ao Exército Brasileiro juntamente com a Presidência da República, este pelo que dizem, já está sendo redigido e em breve deve ser assinado, e espero que com mudanças consideráveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *