1911 FEITA DE METEORO? PODE TAMBÉM!

O que acham das pistolas modelo 1911, bonitas não? Das armas curtas, este é o meu modelo favorito. Mas agora, o que acham então de uma 1911 feita de um meteoro? Pois é exatamente isso que a Cabot Guns irá fazer! Em Dezembro do ano passado, a empresa anunciou estar trabalhando na produção de um par de pistolas 1911 feitas do material do famoso meteoro Gibeon.

Cabot Guns
The Cosmos Meteorite Grip 1911, pistola com talas feitas de meteorito, da Cabot Guns.

A Cabot Guns é conhecida por produzir pistolas 1911 de qualidade premium, de alto acabamento e foi responsável pela produção de um par de 1911 com as talas da empunhadura feitas com material do meteorito. Entretanto, desta vez a empresa diz que produzirá uma arma feita inteiramente deste material, sendo, possivelmente, a primeira a produzir uma arma de fogo  desta forma.

“No início de 2015, a Cabot Guns adquiriu uma porção de 35kg do famoso meteoro Gibeon” Disse a empresa em um comunicado à imprensa. “O meteoro, datado de 4,5 bilhões de anos, foi primeiramente descoberto na parte sub-saharica da África, agora conhecida como Namíbia, em 1838. Acredita-se que ele atingiu a terra durante a pré-história. Não é apenas fantástico a idade e a composição metalúrgica do meteoro, como também é considerado o “Cadillac” dos meteoros, em grande parte, por conta de seu padrão estético chamado de Windmantatten, mas também por conta dos grãos, uma vez ácidos, de meteoritos agarrados a ele. Pequenas porções do valioso meteoro já foram usadas por joalherias como a Rolex, mas a escala e a complexidade de uma pistola, é algo ambicioso.”

Cabot Guns
Scan 3d de como serão os cortes para a fabricação da arma, na imagem podemos ver os frames, as talas e os ferrolhos das armas.

Ambicioso é um bom termo a ser usado para esse projeto. O metal encontrado no meteoro é quase ideal para se fabricar uma arma de fogo funcional, portanto, a empresa deverá primeiramente, desenvolver um projeto que possa integrar os materiais do meteorito a materiais tradicionais. A Cabot ainda não detalhou o processo para transformar uma pedra espacial em uma 1911. Mas a empresa disse que utilizará técnicas avançadas de produção para trabalhar com as limitações técnicas do meteoro.

“Para apenas cortar o meteorito, um escaneamento tridimensional a laser foi feito. Para planejar os cortes necessários para fazer cada componente da arma, um processo análogo ao que é usado para se cortar um diamante raro.” Disse a empresa no comunicado que fez à imprensa.

A Cabot Guns aparecerá na Shot Show deste ano (2016) em Las Vegas, onde deverá ser mostrado diversos componentes da arma já cortados do meteorito, e dará mais informações de como o par de pistolas, atualmente chamado de “O Big Bang”, funcionarão.

1911 Mirror Image, feita pela Cabot Guns e considera pelo autor do Blue Book Gun Values, como as mais belas 1911 não engravadas já produzidas nos EUA.
“The Presidentials”, feitas pela Cabot Guns e considera pelo autor do Blue Book of Gun Values, como as mais belas 1911, não engravadas, já produzidas nos EUA.

“Nós queremos inovar de novo.” Disse o presidente da Cabot Guns, Rob Bianchin, “As pistolas serão um trabalho definitivo de arte moderna e funcional, e também no quesito armas de luxo. É romântico e fascinante imaginar que esse meteoro viajou o espaço por 4 bilhões de anos antes de aterrissar na terra, e agora está sendo transformado em uma pistola Cabot.”

O par de pistolas provavelmente irá a leilão quando estiver terminado, mas a Cabot Guns diz que pode dar apenas uma vaga ideia de valor. A estimativa é que o par seja vendido por mais de 1 milhão de dólares.

Transformar um meteorito em uma arma de fogo pode ser algo novo, mas existem outros casos em que outros tipos de armas foram feitas deste material. O meteoro Gibeon é composto de uma liga de ferro e níquel, com uma quantidade significativa de cobalto e fósforo. Historicamente, partes de meteoritos foram encontrados pelo povo de  Nama, e foram usados para a fabricação de ferramentas simples e armas. Recentemente, o lendário fabricante de espadas japonesas, Yoshindo Yoshiwara, fez uma Katana de um pedaço do mesmo meteorito. A espada atualmente se encontra no Instituto de Tecnologia de Chiba e foi chamada de “A Espada do Paraíso (The Heaven Sword)”.

Cabot Guns
Brian “Gunny” Zin e sua pistola 1911 Standard da Cabot Guns. Ele utiliza uma mira Red Dot Aimpoint H1 2MOA.

As pistolas Cabot tem seguidores da elite que incluem realezas, Chefes de Estado, celebridades, estrelas do Rock e entusiastas do famoso projeto 1911. Como instrumento para prática de Tiro Esportivo, as pistolas Cabot foram empregas por Brian “Gunny” Zin para ganhar duas vezes consecutivas o Campeonato Nacional de Pistola da NRA e o Cabot, Campeonato Nacional de Fogo Central da NRA na disciplina “Bullseye”.

A Cabot Guns foi descrita pela primeira vez como o “Rolls Royce” das 1911, pelo autor do livro “Blue Book of Gun Values”, S.P Fjestad. O Autor também disse que o par de pistolas “Mirror Image Pistols Set” da Cabot Guns, chamadas de “The Presidentials” (2014) eram as mais belas pistolas, não engravadas, já feitas nos EUA.

Katana Feita com metal do Meteoro Gibeon
Katana Feita com metal do Meteoro Gibeon

O time da Cabot Guns é conhecido por seu trabalho em equipe e obsessão pela perfeição ao nível mais extremo. “Nós tivemos um aumento astronômico nas armas de alto luxo, portanto é apropriado que façamos armas de um meteoro.” Disse Bianchin

Fonte: Outdoor Hub (em inglês)

Esse texto foi traduzido e adaptado pelo autor deste artigo.

Honestamente, vale muito à pena perder um tempo no site desta empresa e BABAR com os modelos de 1911 produzidos por ela. Para os aficionados pelo modelo centenário, como eu, é de cair o queixo cada foto!

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos!

Criador do blog Firearms Brasil. Atirador Informal, Técnico em Informática, mineiro e apaixonado pelo mundo das Armas de Fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *