Início » Lá Fora... » ARMAS UTILIZADAS NA GUERRA ENTRE UCRANIA E RUSSIA

ARMAS UTILIZADAS NA GUERRA ENTRE UCRANIA E RUSSIA

por Ricardo M. Andrade
9 Minutos de leitura
Armas Utilizadas na Guerra da Ucrânia

Você sabe quais são as armas utilizadas na guerra da Ucrânia?

Quando a guerra explodiu, a primeira coisa que vimos foi a Ucrânia, uma nação que havia desarmado sua população, autorizando essas mesmas pessoas a portarem armas de forma ostensiva nas ruas, eximindo-as de qualquer responsabilidade caso precisassem atirar contra pessoas que ameacem a segurança nacional.

Em fevereiro de 2022 o Ministro do Interior da Ucrânia informou que já havia entregue mais de 10 mil fuzis automáticos para cidadãos comuns que tinham interesse em defender a Ucrânia. Dentre as armas utilizadas na guerra da Ucrânia, foram distribuídas pelo governo local principalmente os fuzis e carabinas da plataforma AK, como AKM, AKS, AK-74U, e muitas outras variações da renomada plataforma russa desenvolvida por Mikhail Kalashnikov em 1946. Essas armas também estão presentes no lado russo do conflito.

Cidadão ucraniano recebendo fuzil AK-74 do governo para lutar o conflito

No entanto, com o avanço da guerra, houve o envolvimento de voluntários de outros países. Grupos de PMC (Private Military Contractors) levaram diferentes modelos de armas para o conflito. Além das doações de países membros ou não da OTAN, que inundaram a guerra com diferentes tipos de armas. A variedade de armas utilizadas na guerra da Ucrânia cresceu, e passamos a nos deparar com equipamentos de diferentes marcas, modelos e plataformas. Muitas das quais pouco vistas no ocidente, e a maioria delas utilizando calibres OTAN.

ARMAS UTILIZADAS PELOS UCRANIANOS

Um bom exemplo das diferentes armas utilizadas na guerra a Ucrânia, são os fuzis semiautomáticos M110 SASS, em calibre 7,62x51mm NATO, produzidos pela Knights Armament. Esta arma começou a aparecer por volta de setembro de 2022 ao sul de Kherson.

armas utilizadas na guerra da Ucrânia
Militar Ucraniano posa com dois fuzis M110
armas utilizadas na guerra da Ucrânia
Fuzis PARA-FAL chegando no conflito, novos, ainda no plástico

Falando no calibre 7,62x51mm, também têm sido vistas diversas imagens de militares ucranianos com o já conhecido PARA-FAL. Fabricado pela FN Herstal, na Bélgica, a primeira vez que um PARA-FAL foi visto na Ucrânia foi em outubro de 2022.

armas utilizadas na guerra da Ucrânia

Em dezembro de 2022, Dmytro Mrachnyk, Comandante de um Pelotão de Morteiros da Defesa Territorial Ucraniana, compartilhou sua primeira foto com essa arma. De acordo com Dmytro, apesar de ter tido uma pane com o PARA-FAL durante um confronto intenso, ele gostou muito da arma e do calibre. Ainda, segundo o militar, a logística de munição em calibre 7,62x51mm não é fácil, considerando que o ambiente está amplamente dominado por calibres soviéticos.

Das armas utilizadas na guerra da Ucrânia, destaca-se também a metralhadora Beretta MG42/59. Diferente de sua irmã alemã, a metralhadora Beretta é em calibre 7,62x51mm NATO, abandonando o antigo calibre 8mm Mauser utilizado pela “serra de Hitler”. O armamento doado pela Itália começou a ser produzido pela gigante italiana em 1959 e é uma cópia da metralhadora MG3 alemã. Com uma cadência de até 1800 disparos por minuto, o cano esquenta rapidamente, sendo necessário trocá-lo para evitar que entorte durante os disparos.

armas utilizadas na guerra da Ucrânia
Militar com uma metralhadora Beretta MG42/59 e uma Submetralhadora PPSh-41
armas utilizadas na guerra da Ucrânia
Fuzil CZ 806 BREN-2 e uma Metralhadora Beretta MG42/59

Temos também uma submetralhadora PPSh-41, desenvolvida na década de 20 e utilizada durante a Segunda Guerra Mundial pelos exércitos soviéticos. Com calibre 7,62x45mm, o mesmo calibre das pistolas Tokarev, foi a submetralhadora padrão do exército soviético durante a 2ª Guerra Mundial. A utilização dessa arma em um conflito moderno mostra que até mesmo antigos estoques de armas têm sido distribuídos para os soldados. É muito provável que haja falta de armas no campo de batalha, fazendo com que o país invadido use todos os recursos disponíveis localmente para armar suas forças.

Uma arma que também está sendo utilizada na guerra da Ucrânia, é o fuzil CZ 806 BREN-2 BR, fabricado pela CZ-UB. O fuzil aparentemente possui cano de 16″ e utiliza o calibre 5,56x45mm, mas pode ser facilmente adaptado para o calibre 7,62x51mm NATO. Esse armamento já está presente há algum tempo em solo ucraniano. A arma possui caixa da culatra fabricada em liga de alumínio e a caixa do mecanismo fabricada em polímero, deixando-a com cerca de 3,78kg.

ARMAS UTILIZADAS PELOS RUSSOS

Do lado russo também vemos diferentes armas utilizadas na guerra da Ucrânia. Um atirador de precisão do Wagner Group aparece com um fuzil de precisão MTS-566, calibre .308 Win Mag. Fabricado pelo Central Bureau for Sporting and Hunting Arms (TSKIB SOO) na cidade de Tula. Utilizando a munição correta, é possível obter precisão de 1 MOA ou até mesmo disparos mais precisos com esse armamento. Essa arma foi vista em Bakhmut. A Agência Federal de Notícias (RIA FAN) entrevistou o atirador, onde ele mostra a arma e informa que a utiliza para efetuar disparos entre 700m e 1000m de distância.

armas utilizadas na guerra da Ucrânia
Mercenário do Wagner Group utilizando um fuzil MTS-566

O rifle MTS-566 é um fuzil modular que foi desenvolvido para competir com o M110 da Knights Armament e o UAR-10 ucraniano. Trata-se de um fuzil semiautomático, onde basta realizar a troca componentes como o cano e carregadores, para que se possa utilizar diferentes calibres. Seu cano de 24″ é rosqueado para que cada operador escolha o melhor acessório, como um supressor de ruído, quebra chamas ou compensador de recuo. Seu carregador STANAG possui capacidade original de 10 munições e sua coronha é dobrável. Seu calibre original é o .308 Winchester Magnum. Possui mira dobrável e tanto a caixa da culatra quanto a caixa do mecanismo são monolíticas. Fabricadas em liga de alumínio com insertos de aço onde o cano se encaixa.

armas utilizadas na guerra da Ucrânia
TSVL-8 M5 Dominator

Do lado russo, também foi comprado e enviado através de financiamento coletivo (crowdfunding), um fuzil de precisão TSVL-8 M5 Dominator, calibre .338 Lapua Magnum. Esse fuzil de ferrolho acompanha um supressor de ruído integrado ao cano, com coronha dobrável e ajuste para apoio do rosto. Fabricado pela Lobaev Arms, na cidade de Tarusa, na Rússia. Esse fuzil é modular e, com simples trocas, pode-se utilizar também o calibre .300 Winchester Magnum. O rifle ainda conta com uma luneta NightForce e um bipé Atlas, além de uma cópia russa de um mount Spuhr.

São muitas as armas em uso nesse confronto, tanto fabricadas localmente quanto importadas. Nem todas terão o melhor desempenho, principalmente devido a problemas logísticos de manutenção e também de aquisição de munição. Em um próximo artigo, falaremos sobre outras armas que estão sendo usadas no conflito.

You may also like

Comente essa publicação