Início » Notícias » Lebedev PL14 – A nova pistola da Kalashnikov

Lebedev PL14 – A nova pistola da Kalashnikov

por Ricardo M. Andrade
4 Minutos de leitura

Em Julho desse ano a Kalashnikov apresentou na “Army 2015 Expo”, uma exposição militar russa que ocorreu em Moscou entre os dias 16 a 19 de Julho, sua nova pistola.

Fabricada na cidade de Izhevsk, esta arma vem com o objetivo de substituir as pistolas usadas pelas forças policiais e militares russas, e vem também com a intenção de ser usada por esportistas de IPSC, IDPA, entre outros esportes similares.

Lebedev PL14

Lebedev PL14 – Protótipo da nova pistola da Kalashnikov apresentada em Julho na Army Expo 2015 na Russia.

Sua introdução foi solicitada por conta da crescente obsolescência das armas que compõe os arsenais Russos (principalmente das veneráveis pistolas Makarovs em 9x18mm, que agora já tem mais de 60 anos de serviço) e pelo descontentamento pela pistola feita para substituir estas, as Yarygin PYa em 9x19mm (9mmP). O desenvolvimento da Lebedev PL14 tem sido financiado apenas pela Kalashnikov, sem nenhuma verba estatal.

A Lebedev PL14 foi desenvolvida por Dimitry Lebedev, um profissional com grande experiência na fabricação de armas curtas, que passou muitos anos projetando pistolas de competição. Lebedev é o aprendiz de Yefim Khaidurov, um dos mais importantes projetistas de armas esportivas da indústria bélica russa, seu nome, entretanto, não é muito conhecido fora de seu país. A arma vem sido desenvolvida em conjunto com os melhores esportistas do país e de oficiais da Spetsnaz (Grupo de Ações Anti Terrorismo do Exército Russo).

Pistola Lebedev PL14 desmontada

Pistola Lebedev PL14 desmontada

Um dos conceitos chave da Lebedev PL14 é a engenharia humana. A pistola oferece uma ergonomia excelente, e é manuseada e  “apontada” de forma natural quando em mãos. Possui confiabilidade e durabilidade extrema, a vida útil esperada da pistola não será de menos de 10.000 disparos quando usada a munição mais potente do exército Russo, a 7N21 AP em 9x19mm, e provavelmente irá durar o dobro ou o triplo dessa estimativa quando usadas munições comerciais comuns. A arma é totalmente ambidestra, e é também bem fina em comparação a outras pistolas. A arma possui um cabo de 28 mm de espessura e a frente de seu ferrolho 21mm,  ela tem um trilho Picatinny abaixo do cano para acoplação de acessórios como lanternas táticas e apontadores lasers.

A pistola usa um sistema de trancamento de culatra, usando o mesmo tipo de trancamento das pistolas Browning Hi-Power. O cano se atraca ao ferrolho para fazer o trancamento e abrir uma enorme janela para ejetar as cápsulas. O corpo da pistola (frame) é feito de uma liga de alumínio, indo na contramão mundial no uso de polímero para armas curtas. Ela usa o sistema de disparos DAO (Double Action Only – Apenas Ação Dupla) e seu gatilho pesa em torno de 4kg tendo um curso de 7mm. A trava manual, quando acionada solta o gatilho do cão fazendo então uma pistola totalmente segura.

Empunhadura ergonomica na Lebedev PL14 é um diferencial da pistola.

A empunhadura ergonômica na Lebedev PL14 é um diferencial da pistola.

Quando a câmara está municiada e a pistola pronta para disparo um indicador na forma de um pino se destaca na parte de trás do ferrolho, indicando que a arma está quente. Seu carregador é bifilar com capacidade para 15 munições + 1 na câmara, e usa um sistema de mira fixo.

Modelos futuros podem vir com um frame reforçado em polímero, sendo possível trocar a tala da empunhadura por outras de tamanhos e espessuras diferentes.

As descrições acima são do protótipo apresentado pela Kalashnikov em julho deste ano, seu lançamento foi marcado para 2016, mas ainda não se sabe a data correta, portanto seu projeto ainda deve mudar bastante até o início de sua produção e testes oficiais.

Especificações técnicas da Lebedev PL14

Especificações técnicas da Lebedev PL14

You may also like

Comente essa publicação