eCACS – UM NOVO SISTEMA PARA CLUBES DE TIRO, DESPACHANTES E MAIS

Thiago Benko, atirador, caçador e programador, usa o estande da CETRAL ARMAS, na foto com uma Mossberg A930 cal. 12ga.

É notório o abandono, por parte de empresas de tecnologia, pelo nosso mercado. Existem vários softwares de gestão de clubes, mas estes são extremamente caros, abrangentes demais e dificilmente se adequam para clubes de tiro. Programas que mais se aproximam dessa finalidade são os de gestão de associações e organizações, que, na verdade, pouco servem para ter um controle mais sério sobre seu clube. Menor ainda é o número de empresas que conseguem adequar o valor de seu programa à realidade de um pequeno clube de tiro, que necessita de um software para ajudá-lo em sua gestão. E aí surgiu o eCACS.

Foi pensando nisso que Thiago Benko, programador, técnico de informática, empresário, atirador e caçador vinculado à 9ª Região Militar, filiado ao Clube de Caça de Campo Grande, criou o mais novo software de gestão para Clubes de Tiro, o eCACS. Thiago literalmente inovou em um mercado extremamente grande, lucrativo e, infelizmente, abandonado.

Em maio de 2016, com o intuito apenas de ajudar seu amigo Isaac Pancini, presidente do Clube de Caça de Campo Grande, que na época ainda nem havia sido inaugurado, criou um sistema que nada mais era que um cadastro de armas de fogo vinculadas aos associados do clube, o programa controlava também os associados e CR’s. Na época, sem a intenção de lucrar com o sistema, Thiago vendeu por um valor simbólico o programa para seu amigo, como uma forma de ajudar o novo clube que estava surgindo e que seria sócio.

Telas do sistema mostrando cadastro e gerenciamento de associados, gerenciamento de estoque e emissão de certidões e laudos.

Na segunda versão o sistema já dispunha, além de tudo o que já havia, gerenciamento de estoque de loja focado para o tiro, onde era possível controlar a entrada e saída de munições recarregadas, acessórios para tiro vendidos na loja, alimentos, caso fosse também vendido e demais produtos.

Seu primeiro cliente, o Clube de Tiro Atitude, do Rio Grande do Norte, fechou com ele no dia 31/05/2017, o Protect – Clube Mineiro de Tiro, de Belo Horizonte – MG e o Clube de Tiro Pé Vermelho, de Londrina – PR, viraram seus clientes no dia 01/06/2017 e de lá pra cá ele já fechou 19 contratos espalhados pelo Brasil, sendo 17 clubes de tiro e dois despachantes de arma.

A divulgação do programa se deu basicamente por mensagens de facebook para as empresas que poderiam se interessar pelo programa e mensagens em grupos de Whatsapp, como no grupo CACs Brasil. As versões seguintes do programa já passaram a englobar controle de emissões de CR e demais processos de atiradores junto ao EB, controle de protocolos de aquisição de armas junto à PF, controle de regularidade de atiradores no clube, emissão de diversas certidões e laudos para facilitar a vida de instrutores de tiro que aplicam testes para aquisição e renovação de arma.

Thiago Benko utilizando uma carabina Smith & Wesson M&P15-22 em calibre .22LR, no estande de tiros da CETRAL ARMAS.

A nova atualização do sistema abrangerá um novo módulo para gerenciar a entrada e saída de armas de fogo e munições nas lojas de armas, emitindo recibos de entrega de armas de fogo, removendo as armas e munições vendidas do mapa de armas que deve ser entregue todo mês ao Exército pela loja, além de estar sempre em dia com as novas portarias e demais leis que regem sobre armas no Brasil. O eCACS também está sendo preparado para cadastrar competições das mais variadas modalidades, como o IDSC e o IPSC, emitindo já as vias do atirador e dos donos da etapa competitiva, com todos os pontos somados, número das armas, CR e guias.

Quando começou a divulgar seu sistema, Thiago tinha a intenção de, até o final do ano, possuir 20 clientes. Mas ao ver que sua meta foi atingida em pouco mais de 2 meses, sua intenção agora é de até o final do ano possuir 40 clientes, e em até um ano e meio, 100 novas parcerias em sua carteira. Hoje, o Firearms Brasil é um parceiro do sistema eCACS, mas não só dele, somos parceiros de Thiago Benko, uma pessoa que inovou de forma focada em nosso mercado, cobrando valores justos por seu programa, um valor que até mesmo pequenos clubes de tiro com poucos associados, tem a condição de adquirir, sem machucar o bolso.

Veja aqui o vídeo de apresentação do programa:

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos!

Criador do blog Firearms Brasil. Atirador Informal, Técnico em Informática, mineiro e apaixonado pelo mundo das Armas de Fogo.

4 COMENTÁRIOS NO ARTIGO: “eCACS – UM NOVO SISTEMA PARA CLUBES DE TIRO, DESPACHANTES E MAIS

  1. Maravilhoso esse programa, ficou muito mais fácil gerenciar tantas coisas ao msm tempo. Muito obrigada Thiago, está facilitando muito a minha vida. 👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *