SOBRE O NOVO R105

Publicamos aqui no blog recentemente que o Exército Brasileiro lançou uma minuta que substituirá o antigo R105. Antes de mais nada, é importante lembrar que o R105 é o decreto que esta Instituição usa para regular e restringir a compra e uso (dentre outras coisas) de armas de fogo, munições e seus acessórios. Esta matéria interessa não só aos CAC’s (Caçadores, Atiradores e Colecionadores), mas a todos os cidadãos que por ventura desejam adquirir uma arma de fogo, seja para defesa pessoal, trabalho ou uso esporádico.

Quando comecei a redigir este texto pensei em citar as diferenças entre os dois e mostrar as melhorias ou pioras, mas a verdade é que as mudanças são tão pífias e ridículas que não vale à pena. O Exército Brasileiro tem em suas mãos hoje, a chance de não só melhorar, mas de resolver diversos problemas e enganos que a legislação atual apresenta. Eles tem na mão, a chance de finalmente liberar calibres, importação de armas, uso de apontadores laser, dispositivos ópticos, uso de certo armamento por certas categorias profissionais, enfim, a chance de melhorar a vida do esportista, do profissional de segurança pública/privada, do cidadão comum. Mas adivinhem o que eles fazem? Totalmente o contrário disso!

Em sua minuta, o DFPC mostra algumas alterações e podemos comemorar bem poucas. Acabar com a restrição de tamanho de cano de espingardas, liberar o registro em acervo de coleção de armas que tem origem lícita comprovada mas que não estão registradas e outras pífias melhorias! As restrições de calibre e importações, permanecem. A restrição de lunetas, red dots, apontadores laser, etc, permanecem!

Chega a ser ridículo que algumas coisas são restritas por mero orgulho e vaidade das forças armadas. A falta de argumentação técnica para tal é notável. Afinal qual o sentido de se restringir calibres como 9mm Parabellum e o 5,7x28mm até mesmo para uso desportivo? O que me vem na cabeça é um general dizendo que estes calibres “furam demais”… Francamente!

Por fim, só lembro a todos que o Exército pediu que “a sociedade participe” da conclusão do novo R105, e já que pediram a nossa participação, assim o faremos! NESTE LINK você encontrará um arquivo .docx (utilize as versões do Microsoft Word 2007 em diante para abrir este arquivo), disponibilizado pelo próprio DFPC, com instruções de como mandar suas sugestões de alteração no novo R105. Todas as sugestões devem ser enviadas para o endereço eletrônico: decreto_produtoscontrolados@hotmail.com até o dia 15 de junho.

É importante ressaltar que esta minuta deve ser totalmente reescrita, as restrições contidas nele são burras, antiquadas e sem embasamento técnico algum! O Exército Brasileiro está tendo uma oportunidade única de realmente resolver diversos problemas que o atual R105 tem, mas pela minuta recente parece que esta oportunidade está simplesmente sendo negligenciada! Leiam-na (têm 27 páginas) e façam suas sugestões ao DFPC, porque isso é o mais importante! A participação de todos os cidadãos e entidades, é essencial!

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos!

Criador do blog Firearms Brasil. CAC vinculado à 4RM, mineiro e apaixonado pelo mundo das Armas de Fogo.

5 COMENTÁRIOS NO ARTIGO: “SOBRE O NOVO R105

  1. Ola me chamo Kauena Tahlla Barros Bastos, filha de policial militar.
    Eu sou a favor do direito ao porte de arma a civis e a liberacao de calibres maiores que 380 para pistolas e calibre 38 para revolveres.
    Sou a favor da liberacao do porte de armas, desde que aja em suma uma fiscalizacao para porta-la, ou seja, que o civil que queira portar uma arma tenha as instrucoes de como manusear corretamente o armamento (como no caso para tirar a carteira de habilitacao, na qual o individuo tenha que fazer exames psicologicos, visuais e o manejo propriamente dito do veiculo).
    Sou a favor tambem da liberacao de calibres maiores que 380 para pistolas e 38 para revolveres porque esses calibres alem de praticamente serem extintos em paises mais desenvolvidos, nao tem tanta efetividade em parar o suposto agressor em relacao a calibres maiores. E digo logo de passagem que os traficantes e assaltantes mais preparados possuem calibres extremamentes maiores e armamento ridicularmente melhores do que os que a propria policia brasileira possue.
    Enfim, ao meu ver a unica coisa capaz de conter um homem mau, armado, seria um homem bom, armado. E eu acho que nos civis e cidadaos de bem (que querem seguir a lei) temos que ter o direito de pelomenos nos defender dos inimigos de igual pra igual.
    A unica chance de uma mulher igual a mim que tem 1,58 mts de altura e pesa 50 kg combater um homem mau intensionado de 1,80 e mais de 75 kg seria usando uma arma, porque seria ridiculo eu tentar medir forcas com ele, afinal de contas os homens sao naturalmente mais fortes que nos mulheres.
    E para concluir, mais vale uma arma de fogo na mao em um confronto com um individuo mau intensionado do que todo o esquadrao da policia NO TELEFONE.

  2. Gracas ao colog que perdemos as fabricas da Cz , Glock , da Sig Sauer que seria produzida pela Militaria , tudo isso para proteger a indu$tria nacional ( tauru$ ).

    1. A Taurus deve subornar o Colog para ganho pessoal e como aqueles velhos nojentos amam dinheiro eles o faram mesmo que isso signifique Trair o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *