Calibre da Semana: .38 Casull

Sejam bem vindos à nova coluna do Firearms Brasil, a “Calibre da Semana”, nos basearemos em apresentar aos leitores calibres diferentes dos já comumente usados em amas de defesa, esporte e caça.

Apresentaremos aqui, munições de calibres ainda fabricados e, também, os já extintos, trazendo suas especificações técnicas e algumas curiosidades. Sintam-se a vontade para pedir um calibre para apresentarmos nas próximas semanas.

A coluna será atualizada toda Sexta-feira, trazendo a você, leitor, sempre novidades sobre este mundo.

Pois bem, começaremos esta semana com o calibre .38 Casull.

O .38 Casull foi criado em 1998 por Dick Casull, possui projéteis de 124 grains, atingindo uma velocidade de 1800 ft/s (algo em torno de 548 m/s) e 147 grains, com uma velocidade de 1650 ft/s (algo em torno de 500 m/s).

CA3800
Pistola Casull Arms modelo CA 3800, no calíbre .38 Casull, esta arma foi especialmente desenhada para suportar o calibre citado.

Sua cápsula nada mais é do que uma cápsula de .45 Winchester Manum, afunilada para os calibres .38/.357 e tendo uma carga ainda maior que a destes calibres. O resultado foi uma munição similar ao .30 Parabellum e ao .30 Mauser. Dick Casull, deu uma nova vida e “potência” ao conceito do calibre .38-45 Clerke, com a introdução do novo .38 Casull e uma pistola com desenho 1911 criada especialmente para este calibre.

Sua cápsula possui um reforço padrão para que seja aceita espoletas de fogo central, além do que, seu aro é levemente rebatido para que seu sistema de ejeção funcione de forma segura e correta.

A pistola da marca Casull de modelo CA 3800 possui um cano rampado para ajudar a munição a entrar na câmara, possui também um pesado ferrolho de 6″ com uma mola de 13kg para ajudar a absorver seu pesado recuo.

 

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos!

Criador do blog Firearms Brasil. Atirador Informal, Técnico em Informática, mineiro e apaixonado pelo mundo das Armas de Fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *