África para todos

Não sei se para todos, mas para mim meu maior sonho sempre foi o de pisar e poder caçar em território africano. Desde criancinha sonhei em caçar no continente negro, mas, como a maioria pensa, achava que isso era apenas para milionários.

Com o passar dos anos, fui conhecendo amigos, pesquisando e vi que com a expansão das game farms, hoje se faz um safári na África do sul ou Namíbia com o mesmo valor que gastaria para passar 1 semana em um resort no nordeste.

Muitos irão questionar que isso é impossível, mas provo que não… Hoje, com US$ 5.000 você paga avião (ida e volta) + 7 diárias all include na fazenda de caça + 4/5 troféus e se bobear ainda sobra uns trocos para o free shop!!!! Basta saber procurar e não se apegar em querer animais “medalhaveis”. Digo isso, porque as fazendas de caça funcionam como “pesque & pagues” onde cada animal tem um valor diferente. E se na hora de contratar o safári você especificar que quer animais com determinadas medidas, pode ter certeza que a fazenda dará um jeito de te proporcionar tal animal, mas isso terá um preço… sem falar que, para mim – que fique bem claro – perde toda a graça da caçada.

O gostoso é sair pisteando os animais, ver o PH (Professional Hunter ou guia de caça) encontrar, ler e decifrar pegadas onde não se vê nada. Poder localizar um macho velho dentre a manada, a aproximação que dependendo das condições pode levar horas e a parte final, que é quando se tem a permissão de tiro dada pelo PH… isso é viver a África!!!

Mas nem tudo são flores, e como em todos os ramos nos das caçadas também tem “picaretas”. Não busque só preços,mas sim um bom custo X beneficio. Procure referencias da empresa, antes de contratar seus serviços, pesquise na internet, avalie as condições e questione o que não está incluso no pacote… muitas vezes o valor inicial é baixo, mas no final você terá que acrescer inúmeras taxas e serviços extra o que pode tornar a viagem mais cara que o esperado.

Outra coisa que gostaria de recordar, é de pensar muito bem sobre fazer ou não a taxidermia de seus animais. É tentador trazer para casa e pendurar na parede seus lindos troféus, mas saiba que isso leva tempo e custa caro. Quanto ao tempo, estamos falando de, aproximadamente, um ano para que se tenha seus animais em casa e quanto ao valor, dependendo da quantidade e do tipo de taxidermia escolhida pode sair o valor de uma nova caçada ou até mais caro. Portanto, avalie bem se realmente vale a pena trazer seus troféus…

Também escuto muito, os marinheiros de primeira viagem, me perguntarem com relação as armas. Bom, se você tiver e quiser levar seu rifle sem problemas. É simples e sem maiores problemas. Mas como tudo na vida, tem seus prós e contras. O bom de levar sua arma é que caçará com uma arma que já está acostumado, conhece (se não, deveria) a balística de queda em cada distancia da sua munição, já sabe do encaixe da arma na hora do tiro e o melhor de tudo é a sensação boa de poder caçar com sua própria arma. O ruim é que demanda mais tempo no embarque e desembarque, por conta da papelada e o pior é o risco de ter sua arma extraviada…

Caso não tenha ou não queira levar sua arma, sempre na fazenda eles terão ao menos uma arma para te emprestar ou alugar.

E não pensem que precisa ter um belo rifle de renomada marca para caçar na África. Um bom rifle de ação mauser em qualquer calibre superior ao 7mm ou .308win e uma luneta de 3x9x42 dão conta da maioria dos plains games (deixaria de fora da lista Eland e Zebras).

Como podem perceber, com um pouco de planejamento e economizando em algumas coisas é possível fazer um safaria na africa. Existem safáris milionários, sim, existem. Mas a cada dia temos mais opções de serviços low cost…

Deixo aqui para vocês, uma ideia de valores… essa é a empresa de um amigo espanhol, de muito respeito e credibilidade imensa.

5 días de caza en 2×1, con todos los gastos incluidos (excepto billetes de avión) y abates de:10 Springbucks y 3 Orix no exportables. Mínimo 2 cazadores.

Total 2.300 €

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe-o com seus amigos!

Criador do blog Firearms Brasil. Atirador Informal, Técnico em Informática, mineiro e apaixonado pelo mundo das Armas de Fogo.

2 COMENTÁRIOS NO ARTIGO: “África para todos

  1. Olá Firearms Brasil, parabéns pelo artigo, mas tenho uma dúvida, é possível trazer os troféus de caça pro Brasil ou nossa Burocracia e leis estúpidas impedem isso?
    Obrigado

  2. Boa tarde Ricardo,

    Ano passado fiz um safari na África do sul e a taxidermia ficou pronta recentemente. Porém a empresa importadora me cobrou valores exorbitantes para entregar os troféus aqui no interior do Brasil. Saberia me dizer se é possível e menos dispendioso comprar uma passagem para johanesburgo e trazer esses troféus (3) como bagagem acompanhada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *